quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Kopi Luwak

Já todos pedimos pelo menos uma vez na vida, um café ao qual depois de beber, pensamos - "Eh pá, este café é uma merda!". Pois agora finalmente é revelado ao mundo, o café que é uma merda.... (quase que merecia uma teoria da conspiração).

Nas verdejantes florestas do arquipélago da Indonésia, vive uma espécie de gato selvagem, o Luwak que que baseia a sua dieta em frutos, pequenos mamíferos e insectos e que come apenas os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com excepção dos grãos, que são excretados junto com as fezes, totalmente intactos. É justamente essa “produção” limitada de grãos (menos de 230 Kg por ano) o motivo da sua raridade e, consequentemente, do preço alto - é o café mais caro do mundo, segundo a revista Forbes. Há medida que o grão passa pelo sistema digestivo do animal sofre uma espécie de processo de fermentação, o que confere aos grãos propriedades únicas, proporcionando um café de sabor levemente achocolatado.
Inigualável, garantem os apreciadores.

O Kopi Luwak, é um café fabricado, exclusivamente, à base de grãos de café recolhidos das suas fezes. Daí o nome do café, (kopi significa café, em bahasa).

Só para indicação, cada chávena de café custa sensivelmente 50€.

Nem quero imaginar o que será um café com cheirinho na Indonésia.

Para terminar, acho o logotipo do café do mais fantástico que já vi.

Sem comentários: