sábado, 30 de dezembro de 2006

Um metro, dois metros, três metros

Finalmente, volto a usar um sistema de transportes públicos que funciona e até dá gosto de ver a funcionar. Senhores da Junta Metropolitana do Porto, deitem os olhos ao Metro de Paris e façam com que o nosso também funcione assim, sem tempos de espera, rápido e capaz de transportar imensa gente..... para qualquer lado em pouco tempo sem confusões.
Assim SIM!

Tal qual turista americano

Só faltava levar a minha cópia do "Código de Da Vinci" debaixo do braço. Tendo em conta que não é todos os dias que vamos a Paris, numa das abertas em que não foi preciso estar em convívio familiar, eis que me aventuro no metro de Paris e vou até um dos locais mencionados no livro, a Igreja do Santo Suplício (para quem não sabe, fica entre o Jardim do Luxemburgo e o Rio Sena).

Poucas dezenas de pessoas estavam dentro da igreja que segundo parece está cheia de obras de arte mas infelizmente como em qualquer igreja parisiense, encontra-se tudo muito escuro o que torna as visitas difíceis. Esta igreja tem uma disposição fora do vulgar pois o altar que normalmente se encontra ao fundo da igreja, neste caso encontra-se num recanto a meio. Após alguns passos eis que me dou de caras com o que vim procurar, eu e o resto das pessoas que estavam dentro da igreja (exclui-se um grupo de 8 pessoas que estavam a assistir a um baptizado), o Gnomon está mesmo à minha frente.
Quem não sabe o que é um Gnomom, procure na Wikipedia.... neste site estão sempre a aprender.

Só para ricos!

As baixas temperaturas que atingiram a cidade de Paris e arredores nesta semana quase faziam mais 3 vítimas, pois na procura de qualquer coisa quente para beber, torna-se quase impossível ir a um café, hábito tipicamente português.
Ora vejamos.... uma meia de leite que em Portugal custa em média 0,85€, se a tentar tomar em Paris como Café au Lait, ficará na ordem dos 3,90€. Uma fatia de tarte (algo o mais parecido possível com os nossos pastéis) rondará sempre na ordem dos 2,80€.

Esadof!

Está certo que os ordenados são muito superiores aos nossos, mas daí a não se poder ir a um café, vai uma distência muito grande....

Ainda bem que não pedi uma francesinha (embora lá houvesse muitas.... na rua)!

5 G's....

Mas afinal que título é este?

5 G's foi o que toda a família experimentou na passada terça-feira na Disneyland Paris, mais precisamente na Rock'n'Roller Coaster.

Uma montanha russa do mais radical que existe com muito fumo, luzes e música dos Aerosmith para não falar noutras coisas......

Vai dos 0 aos 120 Km/h em 2,8 segundos no momento do arranque, e de seguida sofremos com 5 G's no primeiro looping de 360º (só para comparação, quando o Vaivem Espacial decola, a força aplicada nos astronautas é de 3 G's), é composta por dois loopings de 360º e um looping invertido e um sem número de curvas e reviravoltas que nunca mais acaba.

Nunca 1 minuto e 22 segundos custaram tanto a passar!
Mas voltava lá hoje para andar novamente....

O Regresso

Eis que regressamos, com vontade de voltar a escrever neste diário.
Muita coisa aconteceu neste espaço de tempo sem posts e prometo actualizar toda a informação.
Todos tivemos uma pausa merecida.
Nada melhor que alguns dias de descanso junto da família.

Voltamos!

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

As superfícies comerciais

Ora o que o povo gosta é de centros comerciais e então pelos vistos alguém se lembrou:
"Vamos fazer um shopping em Paços de Ferreira!"
E já está, o novíssimo Centro Comercial Ferrara Plaza. Passei lá no domingo passado, sim perceberam bem o que eu disse, passei lá, porque se quisesse entrar tinha de ir de véspera, pois já não cabia um único carro num raio de 2 kms à volta do shopping. Eram carros em cima dos passeios, das passadeiras, dos jardins, no estaleiro de construção......
Sim, este é outro dos pormenores deliciosos, as obras ainda não acabaram mas já está aberto ao público.
Diz quem lá trabalha que aquilo parece o fim do mundo, nunca viram tanta gente reunida em tão pouco espaço.
Será que existe algum museu interessante em Paços de Ferreira?
Deve estar vazio no fim-de-semana, a população toda está dentro do shopping. Acho que vou pesquisar.

Choque tecnológico

Ontem apanhei um choque a abrir uma carta, penso que deve ser isto a que o Sócrates se refere quando fala no choque tecnológico. Recebi uma nota de débito do Hospital de São João relativo a uma consulta e em pleno Século XXI, os métodos de pagamento indicados são:
- localmente, o que dá imenso jeito a todas as pessoas que moram longe do hospital;
- por cheque ou vale de correio, meio de pagamento muito comum, actualmente........

DAH!!!!!
Já ouviram falar em multibanco?
E que tal uma referência multibanco para que seja possível pagar em qualquer caixa, telemóvel, internet, etc.?

A alquimia continua!

Já tenho o licor de TangeLima engarrafado! Mas está muito forte e amargo para o meu gosto, contudo, esta foi uma boa experiência pois já deu para aprender os truques de Licorologia.
Ontem começei nova experiência, tenho neste momento a macerar em Brandy, ananás e côco.....
Será que vai resultar? Para já, o frasco está giro com flocos de côco a boiar entre nacos de ananás. É uma visão interessante.
Ontem trouxeram-me uma amostra de licor de canela. Que grande pinga! Parabéns!

Sobre rodas

De vez em quando esqueço-me que estou em Portugal.
Foi anunciado nos meios de comunicação que segunda-feira, dia 20/11/2006, abria à circulação, a famosa VRI (Via Regional Interior) que vai ligar a IP4/A4 (Águas Santas) a Matosinhos e posteriormente ao Porto de Leixões. Ora hoje já é quinta e a estrada ainda não abriu. Pelos vistos, os senhores do Instituto de Estradas de Portugal foram fazer uma inspecção e detectaram falhas graves que devem ser corrigidas. E que tal começarem a inspecção enquanto constroem as coisas? Se calhar não era má idéia!
Ainda não é desta que me ponho no emprego em 10 minutos!

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Teoria da Conspiração 7

Depois digam que as minhas teorias não tem um fundinho de verdade.... estão a ver aquele spot que passa na TV e rádio do Millenium BCP - Jovens com asas.... aquele spot onde o sr. Millenium convida os pais do Bruno Nogueira a nascer e depois dissem: "ESADOF".... lembrem-se da minha primeira teoria da conspiração, ler as coisas ao contrário.
Se estivessemos nos EUA, a este hora, já tinham processado meio mundo por..... sei lá qual é que o termo técnico disto, talvez "Atentado ao pudor linguístico".
Srs. da publicidade e marketing, esta já é conhecida! Nota -1 para todos!

domingo, 12 de novembro de 2006

Parques e Jardins

Fui pela primeira vez ao Parque de Avioso (EN14 na direcção Trofa, virar no cruzamento da Carriça à esquerda).
O primeiro impacto é bom, uma boa zona de estacionamento e já se começa a deslumbrar algumas das coisas que podemos ver.
Existem várias zonas com equipamento para praticar exercício tanto para crianças como adultos para além de vários percursos pedonais.
O grande senão é ao nível de estruturas de apoio, não existe um café (só o sítio), não existem pontos de água para matar a sede e as casas de banho não funcionam.
Senhores da Câmara, o espaço é muito bonito, mas faltam algumas coisas. E que tal acabar a obra? Ou temos de esperar pelas próximas eleições?

A Romaria

Coitado do Zé Povinho!
É tão enganado pelas grandes marcas que até dá dó.
Hoje assisti ao início do dia 2 da promoção dos brinquedos do Continente.
A meio da tarde do dia 1, assustei-me pois nunca tinha visto a zona dos brinquedos "vazia", com os últimos bocados de caixas amassadas e restos de bonecas pelo chão, parecia uma zona de combate. O pessoal da reposição avisa: "Durante a noite, chegam mais brinquedos...."

Dia de Combate 2 - Manhã cedo - num shopping perto de si
8:59, já existem grupos de pessoas em todas as entradas do Centro Comercial...
9:00 abrem-se as portas, todas as pessoas tentam ganhar a liderança e pouco falta para começarem a correr, dentro do shopping juntam-se 3 grupos, a entrada da esquerda, direita e os parques subterrâneos. Toda a gente pra dentro do Continente!!!!!
Ouvem-se frases fantásticas tipo: "- oh Rosa, que estás aqui fazer? Vai pró outro corredor antes que esgote!!!", "Agarra o Nenuco que é o último!", "Olha, já não há a boneca, levamos o quê? Qualquer coisa!".... isto é o consumismo puro, 50% de desconto nos brinquedos, mas há que ler as letras pequenas, "excepto jogos de vídeo, consolas e bicicletas" + "valor a descontar em talão continente", ou seja, os artigos mais caros não se mexe, vamos ao armazém buscar as sobras do ano passado e pomos com desconto e além disso, obrigamo-los a vir cá no próximo mês descontar o talão "em compras superiores ao valor do talão" e ganhamos sempre.

Coitadinho do Zé Povinho!!!!

sábado, 11 de novembro de 2006

Jardinagem

Hoje, a manhã acordou ensolarada e como não se vai trabalhar, graças a Deus, é fim-de-semana, pude ir até a varanda cumprimentar as minhas plantas. A hera parece já se ter adaptado ao novo vaso e já aparecem novos rebentos de folha. O morangueiro parece que não vai dar nada, as folhas parece que estão a morrer. O limonete ainda não me deu certezas que se adaptou muito bem à mudança de vaso, mas pode ser que sim. Os trevos de quatro folhas continuam muito bem embora aquela planta seja meia doida, fica toda vivaça durante a noite e vai murchando durante o dia, cá pra mim, anda na night. Os meus pimentos decorativos lá agarraram ao vaso embora vou ter de rodar o seu companheiro arbusto 90º pois está a incomodá-lo. Os verdes e amarelos lá continuam, murcha aqui, murcha ali, cresce acolá e vai-se aguentando. Para o fim ficou a minha favorita, de um ramo de rosas do dia dos namorados, criou-se uma roseira. Nesta altura só tem ramos e algumas folhas mas no Verão deu várias rosas. É a menina dos meus olhos, esta deu gosto plantar e ver crescer.

A alquimia começou ontem!

Ontem tive de ir ao Continente, (ups! não se pode dizer marcas) e já que lá estava comprei os ingredientes para o meu licor, limas e tangerinas.
Portanto vai se chamar Licor de TangeLima com Canela, pois juntei uns pauzinhos do mesmo só para apurar o sabor.
Toca a descascar as limas e as tangerinas e tudo para dentro de um frasco com os paus de canela, e bora lá, a despejar por cima a aguardente.
Selei o frasco e vamos esperar, agora só daqui a duas semanas e que se continua o processo.
Para já reparei que a aguardante está a ficar verde..... não sei se será bom sinal!

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Novela da vida real

Ontem tive um sonho, tipo o Martin Luther King, mas melhor.... vou começar a escrever uma novela para a TVI.
Para a música do genérico, "Vinho Verde", noite de nevoeiro com a lua a espreitar de mansinho e começa a música.....

Ninguém na rua, na noite fria, só eu e o luar
Voltava a casa quando vi que havia luz num velho bar
Não hesitei, fazia frio e nele entrei
Estava tão longe da minha terra
Tive a sensação de ter entrado numa Taberna de Braga ou Monção
E um homem velho se acercou e assim falou :

Vamos brindar com vinho verde que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar aldeia branca que deixei pra trás do mar
Vamos brindar com vinho verde pra que eu possa cantar
Canções do ninho que me fazem sonhar com o momento de voltar ao lar

A história podia ser sobre dois irmãos, talvez gémeos, melhor ainda, trigémeos que foram separados à nascença em África. Um emigra para a França, outro fica em Portugal e o terceiro morre no ataque ao World Trade Center que não temos dinheiro para pagar a todos.
O que ficou em Portugal, vai trabalhar para uma mansão de uma gaja alemã com um nome esquisito que ninguém sabe pronunciar e permanece completamente apaixonado com a sua patroa até ao último episódio. O que foi para França, dedicou-se aos clubes de Swing e depois de ganhar muito dinheiro, vem para Portugal como empresário futebolístico e abre um café junto à praia de Cascais e o Colégio da Barra. Pelo meio podemos pôr umas freiras, vestidos com flores, algumas cenas de sexo explícito, muita música e letras fáceis de decorar pra depois lançar um disco, uma revista, um dvd karaoke, etc, etc.......
Acho que esta idéia é mesmo inovadora........

Obras da Santa Ingrácia

Pelos vistos, a Câmara do Porto está interessada em fazer obras em alguns dos bairros do Porto. Até aqui, parabéns ao sr. Dr. Rui Rio. Agora a minha palavra de desprezo, vai para os funcionários que elaboram os projectos e informam os cidadãos.
E que tal olharem para as cartas que mandam? Já ouviram falar em correcção automática de erros? Segundo parece, para a função pública, só podem entrar pessoas com a escolaridade obrigatória!
E ler as cartas que mandam à procura de gafes? Tipo trocarem os nomes dos bairros!
Poupem-me (no sentido real da palavra) pois pago impostos para sustentar esta cambada de incultos que trabalham para nós, ou fazem que trabalham!
E já que querem fazer obras, paguem-nas! Não é colocar a despesa às famílias e gerações que já lá habitam que se estão nas tintas se o bairro fica melhor num bege abichanado ou num azul bebé apaneleirado. As pessoas querem é boas condições de vida.......

Alquimista moderno

Hoje sinto-me alquimista ou talvez cientista maluco, ainda falta saber!
Ontem deram-me a matéria prima e hoje as receitas de licores..... hum, só falta decidir se seguimos os planos ou inventámos de raiz....
Ora temos Licor de tangerina ou lima...... morango ou cerejas..... alho francês, espinafres ou bróculos..... é muita indecisão junta, acho que vou esperar pelo fim de semana para me dedicar à Licorometria, que é a ciência que estuda os licores.
Até lá, vou estudar um pouco de Brandylogia, vi hoje uma receita de Brandy de Ananás muito interessante e acho que a vou melhorar com um ingrediente secreto e vou transforma-lo numa PiñaColandy - nome temporário.

Que merda!

Rais'parta os cães! Ou os donos dos cães! Ou seja lá quem for responsável pelos cagalhões de cão espalhados pela via pública. Sim, de cão, pois não vejo os gatos a fazer necessidades na rua.
Para além dos cães, os outros animais que conheço que satisfazem as suas necessidades fisiológicas na rua, são as pombas, gaivotas, cavalos e alguns burros que mijam pelos cantos e esquinas da cidade.
Acabem de vez com a porcaria! No espaço de uma semana, já pisei dois cagalhões de cão! Não havia luz, nem estavam assinalados com o triângulo e pimba!!! Emmerdei as botas! Não pode ser! Isto tem de acabar......

Estou farto de limpar os tapetes do carro.

Vai uma francesinha ? (Parte 6)

Já me esquecia desta...... mas finalmente lembrei-me pois deu-me saudades dos bons dias de praia que tivemos antes das chuvas tropicais e tempestades tais.
No Bar da Praia do Aterro em Leça da Palmeira mesmo junto à Petrogal, fazem lá um molho que é uma delícia.
Vejam os menus, pois certamente encontram algo que vão gostar, se escolherem a salada acompanhem com um batido, acreditem que é bom.
Seja ela a francesinha ou o cachorro especial, desde que sejam lambuzadas naquele molho delicioso, são de chorar por mais.
De sobremesa, ficam as vistas, pois quando dá a sede às meninas, lá vem elas nos seus minikinis ou microkinis ou seja lá como se chamam aquelas fitas e bocados de trapo que lá lhes vão tapando as partes mais púdicas...... oh verão, volta depressa!!!!!!

Alto teor alcoólico

Obrigado ao meu vizinho por me ter cedido uma garrafa de aguardente vínica. Mas e agora perguntam-me: "o que é que este gajo vai fazer com aguardente vínica?"
Muito simples - Licores!
Nada melhor que uma boa pesquisa na net para esclarecer algumas dúvidas de última hora mas o mais importante é ter a matéria prima.
Quando engarrafar, não vos posso deixar provar, mas podem ter a certeza que os posts neste blog vão ser mais alegres.
Aguardem novidades!